quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ihhh, fugiu...


Nesse exato momento, eu deveria estar fazendo as alegações finais de um processo onde o réu responde por receptação e latrocínio tentando. Mas não estou escrevendo no blog. Bem, mas isso é uma necessidade. Explico. As pessoas que escrevem o fazem por necessidade ou por inspiração. E hoje é um dos raros dias em que estou inspirada portanto, tenho que aproveitar, pois se demorar um pouco mais as idéias vão fugir.

Acho que você sabe o que é isso né? Quem nunca teve uma idéia maravilhosa, mas na hora não pode anotar e depois acabou esquecendo? Sou mestre nisso. As vezes estou no ônibus e tenho uma idéia para tese de defesa irrefutável e quando chego em casa, nada. Ou estou no banho e tenho idéia para um post e ela escorre pelo ralo.

Tenho estudado um pouco sobre criatividade, é um consenso que as melhores idéias vêm quando você está relaxado. Essas idéias repentinas são chamados de insights e para aproveitá-los devemos sempre anotá-los para garantir que eles não se percam depois.

Existem várias formas de melhorar a criatividade, fora essas duas que eu já falei gostaria de ressaltar mais essas:

  • Desvie seus pensamentos do problema. Pensar na mesma coisa muito tempo, quando o raciocínio não está evoluindo vai deixando o seu cérebro meio "cego" com a situação.
  • Tente ver o problema sobre outros ângulos. Sua percepção pode não ser muito fidedigna, pois temos vários "filtros" que as vezes nos impedem de ver a situação como ela realmente é.
  • Duas cabeças pensam melhor que uma. Isso é fato. Se você tiver alguém para compartilhar sua idéias, elas vão fluir muito mais fácil.
  • Tente achar sua inspiração. Para alguns é ouvir música, para outros é ficar em silêncio de olhos fechados, outros ainda podem pensar melhor fazendo uma caminhada. Fazer aquilo que lhe dá prazer  vai te deixar mais relaxado e portanto propenso a ter mais idéias.

Nenhum comentário: